Plano da Disciplina

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
ED 376 -Prática de Ensino e estágio Supervisionado -anos iniciais do Ensino FundamentalTurma B
Blog http://ep376b.blogspot.com

Prof. Responsável: Maria Teresa Eglér Mantoan
1º. Semestre de 2011
Dia da semana : 3ª. feira
Horário das 14 às 17 horas
Limite de alunos : 40 ( vinte)
Aceito alunos especiais, que não excedam a 3 (três)

Plano da disciplina
Ementa

A disciplina trata da organização pedagógica das escolas das práticas educativas nelas desenvolvidas. Constitui um momento de formação em que os alunos entrarão em contato direto com o cotidiano escolar . Discute de forma ampliada questões centrais e periféricas da desse cotidiano com base em estudos teóricos e discussões presenciais e no ambiente virtual da disciplina.

Conteúdos

A sala de aula e os procedimentos adotados pela escola em relação à gestão do conhecimento
Relações interpessoais no/do cotidiano das escolas

Atividades

Aulas presenciais atividades , nas escolas e no ambiente virtual da disciplina, produções intelectuais individualizadas, trabalhos em grupo.

AvaliaçãoConstará da participação nos trabalhos acima descritos e de uma auto-avaliação do desempenho dos alunos em todas as atividades do curso.

Bibliografia
ALVES, Nilda. e LEITE GARCIA, Regina. (orgs.).O sentido da escola. Rio de Janeiro/RJ: D P& A., 1999.

AQUINO, Julio. (org) . Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1988.

BRANDÃO, Zaia. (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 3ª edição, São Paulo: Cortez, 1994.

BRASIL, MEC. Conferência Nacional de educação - CONAE 2001 , Documento Final. Brasília: 2010.

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERREIRA, Gláucia de Mello (org). Palavra de Professor (a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet.Campinas:Mercado das LetrasEdições e Livraria LTDA.,2003.

GALLO, Silivio. (2003).Deleuze & a educação. BH: Autêntica.

IMBERNÓN, F. (2000). A educação no século XXI – os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas.

LARROSA, Jorge. e PÉREZ de LARA, Nuria. (orgs.) . Imagens do outro; tradução de Celso Márcio Teixeira. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

LARROSSA, Jorge.(1999). Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntic.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér.(2005). Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) (2001). Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo : Editora Moderna.


MORIN, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya – ver. Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; BRASÍLIA, DF: Unesco.

MORIN, E. (2001) A cabeças bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

NAJMANOVICH, Denise (2001). O sujeito encarnado - questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A:SEPE.

PIERUCCI, Antonio Flávio ( 1999). Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34.

RANCIÈRE, Jacques. (2002). O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica.


SILVA, Tomás Tadeu da (org.).(1994). O sujeito da educação: estudos foucaultianos.
Petrópolis, RJ: Vozes. .

Outras fontes:

• filmes;
• trabalhos não publicados e apresentados em congressos, simpósios encontros ( anais);
• livros de autoria de sociedades, associações, entidades públicas e similares;
• artigos em jornais e de revistas especializadas ou não especializadas, entrevistas;
• documentos oficiais: federais, estaduais e municipais;
• pareceres, deliberações;leis, cartilhas sobre direitos humanos
• materiais não impressos: filmes, fitas cassete;
• apostilas e outros.