segunda-feira, 6 de junho de 2011

Considerações...

Dentro de uma sala de aula, é o momento que tudo começa a modificar, nossas teorias acerca dela, nossos medos e nossos anseios, pois quando se entra nela nossos pensamentos começam a tomar forma, e nossas vivências a tomar sentido.
Acompanho em meu estágio a vida em uma sala de aula, porém tudo que se passa dentro dela, não é tudo que posso acompanhar. A partir dessa experiência, trago a formação de como uma escola tem milhares de situações acontecendo em um mesmo instante dentro dela.
As vidas que são compartilhadas por lá, são muitas vezes deixadas de lado, como um problema sistemático, de não preocupação com a educação em nosso país. Quando digo que são deixadas de lado, não se pode culpabilizar somente a escola, mas notar todas as políticas púbicas que permeiam a educação brasileira, se elas estão cumprindo com sua parte tanto quanto a escola, pois se estamos onde estamos é porque vem de muitos anos atrás este método de “descaso”.
A atual forma da escola acaba excluindo muitas pessoas dela, que não atingem o seu denominado “padrão”, também o que é certo ou errado para ela, se torna uma verdade suprema, isto causa uma grande distinção na vida dos alunos e muitas vezes um grande abalo emocional e social. As experiências das crianças não se tornam parte da aula ou de uma disciplina, mas são colocadas de lado e olhadas com pouca importância, sendo que elas muitas vezes poderiam ser utilizadas como ponto fundamental da relação aluno/aluno e aluno/professor.



Referência bibliográfica:
Livro : O sentido da Escola
Nilda Alves( org,), Regina Leite Garcia( org.), Sílvio Gallo, Edgar Morin e Carlos Eduardo Ferraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário