terça-feira, 24 de maio de 2011

A Avaliação no Contexto Escolar: considerações do primeiro balanço de conhecimentos


Lorraine Pereira
115539

Escolhi observar mais atentamente questões sobre a avaliação, planejamento e os outros itens agrupados nestes temas. Para tal tenho procurado ler textos de autores como Camargo (1997), que fala sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno, através de uma pesquisa com 390 universitários entre 1991 e 1994, e busca a relação entre as experiências em avaliação e os sentidos que nelas se contêm, assim como identificar os elos sócio-pedagógicos condicionantes do movimento contraditório entre aprender e avaliar. Experiências positivas e negativas quanto a avaliação também são tratadas no artigo, o que penso o tornar útil e importante para a discussão sobre avaliação também nos âmbitos escolares.
Outra leitura valiosa que fiz foi a de Freitas (1995), que trata da organização do trabalho pedagógico e da didática, fazendo uma crítica a estes, enfatizando a dimensão essencial que a avaliação ocupa na organização do trabalho escolar, bem como as funções sociais encarnadas por esta na reprodução ou transformação da sociedade atual.
Em pesquisa na INTERNET, também encontrei diversas informações sobre o tema avaliação, como por exemplo, no blog shvoong.com, que fez uma reflexão sobre as idéias de Luckesi.
Segundo Luckesi, [...] “a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”. Assim, a avaliação é um elemento do processo de ensino que se propõe, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.

            Também se encontra facilmente itens que demonstram a visão das pessoas pelo tema, como as tirinhas abaixo:




Percebemos nas tirinhas diversas idéias sobre a avaliação. Na primeira tirinha, o teor punitivo, os sentimentos que desperta, como a apreensão em saber o resultado e o desalento com a nota baixa.
 Já na segunda, a revolta pela nota insatisfatória, e o desabafo que podemos interpretar de várias maneiras – “Fazer isto com um freguês” pode significar que por freqüentar sempre a escola o aluno seria fiel a esta, como é fiel a um estabelecimento que freqüenta sempre, ou pode significar que a escola é um estabelecimento que “vende” educação, e o aluno é um consumidor desta, e ainda outras deliberações se a escola for privada, e realmente tiver uma visão do aluno como cliente que não pode ser decepcionado.
A terceira tirinha mostra como a culpabilização pelas notas ruins passou do aluno para o professor com o passar dos tempos, sendo este questionado pelos pais de alunos, diretores, supervisores, coordenadores, comunidade em geral e governo pelo “fracasso escolar”.O que tenho percebido com a vivencia no estagio e que a avaliação além de cumprir com a “apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem” (Luckesi, ), ainda exclui indivíduos do processo, considera apenas determinados saberes em suas verificações e classifica as pessoas as vezes de maneira permanente por todas as suas vidas.
Ainda não discutimos o tema em sala, mas na discussão de outras temáticas notei vários aspectos que permanecem de escola para escola, como o preconceito pessoal dos professores que por vezes influí na avaliação dos alunos, pelos mais variados motivos pessoais que possa ter esses professores e que não são observáveis no cotidiano escolar, além da tradicionalidade do ensino, onde auto-avaliações e avaliações permanentes não encontram espaço. 


Referências Bibliográficas: 

CAMARGO, Alzira Leite Carvalhais. O Discurso Sobre a Avaliação Escolar do Ponto de Vista do Aluno. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010225551997000100015&script=sci_arttext&tlng=es

FREITAS, Luis Carlos. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas. São Paulo. Papirus. 1995.

LUCKESI, CIPRIANO C. Resumo de Vagner Modenese. Avaliação da Aprendizagem Escolar. Blog Shovoong.com disponível em: http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/1806155-avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagemescolar/#ixzz1LjLR5GFv

Tirinhas:

http://universomutum.blogspot.com/2009/07/tirinha-0068.html

http://naoinercial.wordpress.com/2011/03/14/a-escola-por-mafalda/

http://dbrisolara.wordpress.com/2009/10/03/algumas-causas-do-insucesso-escolar/

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário