segunda-feira, 23 de maio de 2011

O sentido da Escola...


Tenho acompanhado a sala de aula de um segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Valinhos, nessa experiência acabo por participar não só da sala de aula, mas também das conversas na sala dos professores e da reunião do conselho. A partir dessa vivência pude perceber toda a complexidade existente em uma escola, está sendo possível observar alguns problemas e discussões.
Um dos problemas que mais me chamou a atenção é o descaso ou problemas familiares que acarretam em diversas dificuldades, cognitiva, motora e psicológica dos alunos dentro da sala de aula. A impressão que tenho é que em muitos casos e situações a escola se tornou um deposito de crianças e esse é um problema muito maior que abrange não só as próprias crianças em sala de aula, mas também a família e as políticas educacionais do país.
Em diversos momentos, durante o estágio, penso se é possível fazer um trabalho em sala de aula efetivo sem o apoio da família e da própria comunidade que a escola faz parte. Em muitos casos as crianças estão tão machucadas (psicologicamente) que a tarefa, por exemplo, de alfabetizar se torna vazia e extremamente inviável.
Através de observações percebi que a escola (direção e coordenação) assim como as professoras buscam manter um diálogo e uma ligação com os pais dos alunos, porém na maioria das vezes, por diversos motivos, esse apoio não acontece, as crianças são largadas na escola, enfrentam diversas dificuldades, um ciclo que parece sem solução.
Estou podendo conviver com ótimas professoras, que valorizam e se preocupam com os alunos, que buscam, apesar dos problemas, sempre melhores maneiras de tornar a sala de aula um momento prazeroso e de aprendizagem, porém por mais que eu veja que elas se esforçam, tem problemas que são muito maiores do que entre as quatro paredes da sala, como resolver ou amenizar esses problemas?
‘‘Educação e instrução não se excluem, mas se complementam. Ou melhor, a educação abarca a própria instrução e a completa, formando o indivíduo intelectual e socialmente, duas realidades na verdade indissociáveis. ’’ (Sílvio Gallo) Com essa citação é possível refletir sobre a função da escola atualmente, será que é a de transmitir conhecimento ou é educar integralmente?
A forma como a escola se encontra acaba por excluir os alunos que não atingem o ‘‘padrão’’ estabelecido pelo sistema, apesar de aparecerem todo o tempo o cotidiano e as experiências dos alunos são deixados de lado como se não fossem conhecimentos. Esses conflitos de saberes acabam por deixar a escola sem significado para o aluno, que não entende os motivos para estar lá.
‘‘ A crise na educação é multifacetada’’(idem), acredito, infelizmente, que nossas atuações como professoras não resolverão todos os problemas da educação, porém precisamos apesar de todas as dificuldades ter em mente o que entendemos e queremos que a Educação seja. A sala de aula é apenas uma parte de todo esse processo complexo.
‘‘Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir. É claro que esse processo não fica confinado a sala de aula, todas as relações que o aluno trava no ambiente escolar - com outros alunos, com funcionários, com o staff administrativo, enfim toda a comunidade – são passos na construção de sua personalidade. ’’ (idem) Para formar um indivíduo integralmente não podemos deixar de lado nenhuma dessas facetas.

Livro : O sentido da Escola
Nilda Alves( org,), Regina Leite Garcia( org.), Sílvio Gallo, Edgar Morin e Carlos Eduardo Ferraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário