segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relações e reflexões entre prática e teoria



Olhar para a sala de aula é perceber de forma diferente e mais ampla o cotidiano escolar que se apresenta nos livros, nos documentos teóricos. Às vezes parece fácil relacionar prática e teoria, no entanto quando nos deparamos com essa tarefa verificamos o quão complexa ela pode ser.
Como fazer uma análise comparativa do convívio de uma classe de quase 30 alunos com um texto de um autor que talvez tenha uma visão distante dessa realidade? Foi então que no livro “A democracia no cotidiano da escola” encontrei o texto de Inês Barbosa de Oliveira intitulado Sobre a democracia. Inês comenta sobre a igualdade e identidade; diferença e desigualdade, temas esses muito presentes na escola em que realizo estágio. E por quê? Porque ao observar a aula de uma professora do primeiro ano pude compreender sua real necessidade ao ensinar: transmitir conhecimentos, ou melhor, inculcar saberes definidos e supostamente verdadeiros na mente das crianças. Pretendendo com isso padronizar o conhecimento fazendo com que o aluno se torne “igual” ao seu colega. A igualdade presente na escola não é aquela que expande as possibilidades dando direitos de escolhas ao sujeito que aprende, ela ao contrário, modaliza o ensino, limita a liberdade de decisão e supervaloriza habilidades em detrimento de outras. Consequentemente aquele que não se adapta aos padrões impostos é tratado de forma desigual e, com isso o direito a diferença é claramente negado.
Infelizmente essa situação é legitimada dentro da escola. O desrespeito as diferenças, como o que ocorre na classe observada, sobretudo do professor em relação aos alunos, gera descontentamento, desmotivação, preconceitos, entre outros elementos contrários a formação de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Um comentário:

  1. Lendo o livro O sentido da escola achei uma citação que caracteriza bem o que você disse: '' os que não atingem o nível de qualidade apresentado como padrão indispensável a competição vão sendo excluídos...do mesmo jeito que são excluídos os aluno e alunas que não atingem o padrão estabelecidos como norma da escola.'' (Regina Leite e Nilda Alves, pág.92)
    Enquanto a escola for entendida apenas como transmissora de conhecimento muitas crianças vao ser excluídas.

    ResponderExcluir