sábado, 7 de maio de 2011

Rotina da Sala de Aula

Faço o estágio em uma sala de 1º ano do EF de uma escola particular e a rotina é a seguinte:
Sempre começa-se com a Roda de Planejamento, onde a professora coloca os cartões (feito por eles mesmos) com as atividades que serão realizadas e o ajudante do dia começa pegando a primeira e a seguir escolhe um amigo pra colocar a segunda, e assim por diante. Porém antes disso, enquanto nao chegou todo mundo, a professora vai fazendo brincadeiras do tipo "A canoa virou", "Vou fazer uma farinhada", etc. Depois conta-se quantas crianças estão presentes e quantas estão ausentes e cada uma faz uma "marquinha" no dia que esteve presente.
A seguir, eles sentam em duplas ou trios e começa-se a trabalhar as atividades como apostila e as "atividades diversificadas" (massinha, recortar palavras, música, letras móveis, jogo das sílabas, filmes, escrita espontânea, etc), intercaladas com o recreio. Eles também retiram livro da biblioteca 1 vez por semana, toda quinta-feira, devolvem um e retiram outro (fazem uma carinha mostrando o quanto gostaram do livro - pouco, muito ou mais ou menos).
Quando tem prova, que eles chamam de "Atividade Especial", eles sentam um atrás do outro, e percebi que a professora é muito flexível. Durante a prova ela vai passando, e se eles erram algo ela diz "tem gente que não tá fazendo com atenção", ou seja, ela não aponta o erro, só "insinua" que tem algo errado. Acho isso bom, porque como é 1º ano, a meu ver, não precisaria de tanta rigorosidade.
Além da aula regular eles têm aulas de Inglês, Flauta, Educação Artística e Educação Física, cada uma no seu dia específico.
No final, eles fazem a Avaliação Final, onde sentam em roda, no chão (como no início), e dizem como foi seu dia, o que mais gostaram e se teve algo que não gostaram. Percebi que essa roda final funciona mesmo, pois é o momento deles refletirem sobre o seu dia, contarem o que fizeram e se alguém fez algo à eles de que não gostaram. Eles falam mesmo, sem medo de punição, ou vergonha de se expor. Acho essa a parte mais fundamental do dia, pois eles falam porque sabem que tem alguém ali que quer mesmo saber e vai ajudá-los no que for preciso, eles se sentem "importantes" ali, como sujeitos ativos no seu processo de ensino-aprendizagem.

2 comentários:

  1. Oi Mariana! Gostei muito do seu texto e principalmente da sua escola!! Rsrsrsrsrs. Também acho muito importante essas rodinhas, pois são onde acontecem as discussões e reflexões de tudo o que os alunos fazem na escola, e eles passam a ver sentido nela. Também acredito que por ser primeiro ano deve se ter uma atenção especial na condução da aula, disciplina e etc, pois muitos estão tendo seu primeiro contato com a escola agora, e não podem ser desistimulados ou acuados em sua criatividade.

    Adorei seu texto!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito do seu texto Má, e pelo o que você descreveu a rotina deve ser bem legal e interessante: as atividades são variadas; tem a roda no início e no fim; dá para perceber como os alunos são participativos e isso ocorre graças o espaço dado pela professora e seu incentivo pela comunicação e interação entre alunos e professora-alunos; tem o trabalho em grupo que é muito importante para desenvolver o respeito, o diálogo, a compreensão, a cooperação, enfim, todos os princípios que devem ser praticados em um trabalho em equipe.

    Só tenho uma coisa a declarar: queria ser aluna dessa professora.

    Parabéns pelo seu texto Má!

    ResponderExcluir