terça-feira, 24 de maio de 2011

Relações interpessoais

 Atualmente, vemos casos de professores que estão desestimulados a lecionar e alunos que perderam o interesse pela escola, por causa da indisciplina, quadros de violência e falta de estrutura escolar. Alunos que são ameaçados através de punições e advertências para serem disciplinados ameaçam de maneira violenta discentes e docentes em ambiente escolar. Os professores não reagem por medo e as autoridades, como diretores e coordenadores, normalmente banalizam esses conflitos justificando que “é da idade”. Nessa luta diária contra as ameaças, agressões, discriminações e conflitos não há um ambiente favorável nem para o ensino, nem para o aprendizado. Assim, todo esse quadro deve ser revertido através do trabalho com conflitos interpessoais para, aos poucos e continuamente, criar um ambiente sociomoral cooperativo que ajude no desenvolvimento dos alunos.
Na escola onde estou estagiando, percebo que boas relações interpessoais são muito ensinadas e valorizadas. Essa questão de boa convivência parece ser passada desde o início da escolarização das crianças. Não existem casos de bullying (minha sala possui um aluno de inclusão, com baixa visão, e a relação dele é boa com todos, as crianças o ajudam com tudo sem que a professora peça) e nem casos de brigas, violência, falta de respeito uns com os outros. Entretanto, a questão de disciplina e ensino de uma boa convivência, ao meu ver, está sendo mascarado. Porque existe um diferença entre você ter respeito com as outras pessoas, saber qual o real significado e importância do respeito e, outra muito grande, é apenas fazer a coisas por obediência. Percebo que as crianças fazem o que tem que fazer, ficam quietos quando solicitados, pedem desculpas em forma mecânica, obediente e não por terem noção de que aquilo não é correto.
Na sala de aula, os alunos se agitam, conversam entre si, querem sempre dar contribuições às aulas, contudo, não há indisciplina. Ao meu ver, é uma agitação, uma movimentação ordenada, produtiva. Porém, nem sempre a professora tem esse ponto de vista. Chama a atenção para que parem de conversar, que guardem materiais 'não pertinentes ao momento' e, a partir de um pressuposto de que estão dispersos, desatentos e sem vontade, não dá muita voz para que as crianças possam compartilhar suas opiniões e contribuições durante a aula. “Você pode ver seu livrinho depois. Agora é aula de ciências, vamos, abre na página n fulano, cadê a apostila?” “Mas prô, tem a ver ...” “Agora não é hora, vamos, vamos, livro de ciências página tal.” A palavra somente costuma ser passada aos alunos em momentos pré estipulados, como, por exemplo, durante explicação e/ou correção de atividades. A professora conversa, pergunta, escuta a resposta de todos, possibilitando, assim, uma troca muito bacana, aulas dinâmicas e atrativas ( nos momentos em que a apostila e o cronograma da escola dão este espaço).
Acredito que a função do professor é auxiliar o aluno nas tarefas, reconhecer e aceitar os sentimentos dos mesmos. Enfim, o professor tem que dar oportunidades para que eles sugiram soluções.
“O papel do professor deve ser o de um facilitador que ajudas as crianças a 'descobrir' os conhecimentos. Para isso, suas intervenções devem oferecer às crianças contra-exemplos às suas idéias, de tal maneira que elas se sintam obrigadas a revisá-las. A intervenção pedagógica deveria ser direta, pois é quase sempre impossível saber qual é o momento exato para fazer a pergunta que dispare a atividade construtivista, embora talvez seja mais interessante que as próprias crianças formulem as perguntas.”( Delval, J. 2003, p.107)

Bibliografia:


Aquino, J. G. (1999). Autoridade e Autonomia na Escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo – SP: Summus editorial.

Delval, J. (2003). Jean Piaget: Construtivismo. Pedagogias do séc XX. Porto Alegre: Artmed.

 Gumarães, A. M. (2003). Vigilância, Punição e Depredação Escolar. Campinas- SP: Papirus.

Tognetta, L. R. P. e Vinha, T. P. (2008). Quando a escola é democrática. Campinas-SP: Mercado das letras.

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